quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Mais histórias em imagens

Caros amigos,
aqui junto mais umas fotos para contar mais histórias. É uma forma simples e curta de vos pôr a par desta aventura numa cidade onde há mais Mac Donalds e lojas H&M que carros na rua. Não estou a brincar! :P
Mas pagar quase 7 euros por um menu normal? Não, obrigadinhos!


01 - Rua da Gamla Stan (Cidade antiga de Estocolmo). Uma cidade "antiga" muito bem preservada e super super gira! Corresponde a uma das muitas "ilhas" da capital da Suécia!



02 - Numa das transversais da rua da rainha, que se estende por muitos quilómetros, temos numa praceta este monumento emblemático: Sergelstorg! Imponente e muito bonito!



03 - A praceta ao lado nada tem de praceta. É enorme! E linda! Ah, e note-se que são 17h!




04 - Uma das grandes vantagens de andar metido entre jovens estudantes é ter sempre a possibilidade de conhecer pessoas de diversos países e com eles partilhar imensas experiências e diferencas! Já conheci pessoas da Alemanha, Polónia, Rússia, México, Egipto, Lisboa LOL, Franca, Holanda, Argentina, Inglaterra, Suécia, Noruega, Finlândia, etc etc, mas esta foto abaixo foi de uma miúda - já crescida - da Geórgia! Não nos EUA, Geórgia europeia! Da capital Tiblissi, para ser mais preciso :)
E claro que nesse convívio, muitas piadas surgiram a falar da Rússia...
Reparem, na carteira de cigarros dela, o alfabeto georgiano.
Não percebem nada? Não se preocupem que eu também não!



05 - O sol apareceu por uma horinha. E lá encaixou com o momento em que experimentávamos a pista de gelo no centro da Kungsgatan - Rua do Rei. Este momento foi propício a várias gargalhadas. Como sabem, por mais que seja doloroso, ver uma pessoa cair é simplesmente delicioso! (argh, que sou tão mauzinho nisto) :P




06 - Em algumas estacões de metro - ah sim, o metro aqui anda depressa! - encontramos excelentes exemplos de criar Arte dentro deste espaco, que muitas vezes parece tão solitário e seco. Aqui, a Arte e a Cultura andam em todo o lado!


07 - Claro que nos meus tempos livres, que são todos, também tenho que me instruir! E com Gabriel Garcia Márquez - "Crónica de uma morte anunciada" - foi o delírio. Devorei este livro. (muito obrigado!)




08 - Para variar, acabo com um foto minha no centro de Estocolmo a fazer não sei o quê :)
E sim, rendi-me às evidências e tenho que andar de casaco - dos grandes, pesados e confortáveis! Senão, morro de frio! Ahahahah, nunca pensei dizer isto na vida! :)

5 comentários:

Helena disse...

ahahahahah, adorei ver-te de casaco! looooooooool, a sério :-D

O teu termóstato afinal funciona :P

Unknown disse...

de casaco quase até aos pés? loooooooool não posso hehe... só falta dizer que o Danilo que dizia gostar de tomar banho de àgua fria já toma de àgua a escaldar, até esfolar pele hehehe
faltou uma coisinha.. uma foto tua a ver-te a cair, não é só gozar com os outros:D
adorei a gare do metro, olha a casa da musica assim? ia com outro ânimo apanhar o metro hehe


é bom ver-te feliz Danilo, um grande abraço do Porto que apesar de tar frio tá-se muito melhor :D

chiclete_ou_chicla disse...

É tão giro ler o teu "diário de bordo" e identificar-me taaaanto com as minhas viagens e o meu estágio em Budapeste... Aiii... Deixas-me cá com uma nostalgia! :)
De facto, foi uma das coisa de que me apercebi também; os preços do mac variam muito de país para país. Chega a ser um exagero em alguns sítios! Tipo, em Nice - 12€... LOL (E só para te fazer ter saudades "nossas": "Apetece-me vomitar logo a seguir para guardar para o jantar e meter numa sandocha... Nham, nham! Sim, há coisas que nunca mudam. Lol)

Abre os horizontes, padrinho. tu visita tudo... Por aí parece tudo tão limpo, tão amplo, tão aberto... E tão escuro tão cedo! Aqui às 17h, vá lá, ainda temos uma luzita... Mas aqui o tempo tem andado um bocadinho ranhoso, com umas abertas nos últimos dias ("Cá estamos... Nunca pior." Isto é para sentires que as notícias do Portugalzinho continuam a chegar até tu e assim não precisas de consultar os sites de MÉTÉRÓLUGIA.)

Outra coisa com a qual me identifiquei - o cenas de estares com estudantes! Partilhas experiências com gente com idades aproximadas à nossa e às vezes(infelizmente!) em contextos não muito diferentes dos nossos... lol (Sobre esta falamos depois... lool)
Quem me dera estar aí para experimentar a pista de gelo... Nunca andei. É pena. :( Já não sou do tempo da pista do Bom Sucesso. Nem tu. Ah ah, pimba! ;)

Bem, eu à medida que comento, uso isto como chat... :D As saudades já começam a apertar e a inveja (saudavelzinha, vá :)) vai-me dando a ideia de que também estou em viagem e com uma vida não menos interessante que a tua... AGORA SIM, UM GRANDE LOOOOOOOL! :)

Bom, fico contente que estejas a aproveitar ao máximo esses dias (meses, anos...) que por aí vais ficando... Se me disseres que arranjaste emprego aí, avisa. Vou LOGO ter contigo! :):):)


BEIJO BOM, AMIGO.***

chiclete_ou_chicla disse...

E vê lá se deixas posts com mais frequência! Não acredito que em 10 dias SÓ tenhas visto ISTO...! A gente somos curiosos, queremos ber tudo! :)

aLMA_mATER disse...

Tânia, parecia um testamento!

Bom, vamos aos poucos: Helena e Ricardo, é verdade, andar de casaco comprido e pesado e quente não é, de todo, o meu género.. mas até acho que fico fixe! :P
O meu termóstato funciona aqui Helena. E Ricardo, eu ainda tomo banho de água fria, até porque as casas são quentíssimas! Só que para andar lá fora, tenho que me encher mais de roupa. Se bem que é só uma t-shirt ou uma camisola e esse casaco pesadão!! Que até me põe com calor!
Mas aqui na Suécia e em qualquer país nórdico é assim: andas 10 minutos na rua com essa roupa toda, entras num bar ou num shopping ou mesmo uma loja e TIRAS TUDO outra vez pq tá um calor descomunal. Se vais sair desses espacos, voltas a encher-te de roupa para suportares bem o frio lá de fora. E andamos sempre nisto: num tira e põe roupa :D

Bom, eu de facto não andei na pista de gelo, andou meu irmão e ele caiu... opah, ri-me tanto! Ele perdoa-me! Mas foi mesmo hilariante porque ele andava meio metro por cada 5 minutos, praí :D eheheheheh foi tão engracado esse dia! Mas claro que terei a minha chance para cair lá nessa pista porque quando lá voltarmos, vou experimentar! :)

Afilhada, fico feliz por isto de trazer boas recordacões! Na verdade, as fotos revelam que este país - e cidade concretamente - é de facto lindíssimo! Com os seus defeitos, claro - quem não tem - mas tem muitas muitas vantagens. Aliás, saiu uma notícia recente de um relatório que deixa a Suécia no TOP5 dos países menos corruptos do mundo! O melhor...admirem-se: é a NOVA ZELANDIA! Eu bem que já ia pra la!!!

Mas afilhada, a frequência dos posts é tentar um por semana. Senão fico sem historias, porque nem sempre tenho máquina comigo para tirar fotos. Logo, tenho que criar esta frequência! Não quero carregar os posts com texto, mas sim imagens com pouco texto :D

Por vezes as saudades apertam, mas depois penso: no coracao ficam sempre, ninguém vos tira! :)))

Ah e obrigado Tania pela tua "sugerência" de almoco :) adorei e vou fazê-la aqui, dizendo que é um prato tipico de Rio Tinto :D

Quanto à arte dentro do Metro, acreditem que há cidades bem melhores. Voces hão-de procurar São Petesbrugo! MEU DEUS, aquilo é lindooo! :D Aqui tambem é, va va! :)

Beijinhos e abracos para todos voces! Próximo post falarei de diferencas que encontrei aqui. E curiosidades tambem :D